domingo, 26 de agosto de 2012

AnsiBikers no Caminho Francês de Santiago de Compostela - Etapa 10 - 25 AGO 2012

Etapa 10 - Tricastella / Ribadiso de Baixo (110km)

Alvorada às 07h, depois de tudo arrumado, estamos prontos para seguir!
Eu tinha de ir a oficina comprar o suporte novo, o alforge seguia para a oficina por um taxista que faz transportes de mochilas e bagagens para a etapa seguinte,para o caso das pessoas estarem cansadas e assim seguem sem saco, não era o caso pois eu tinha o suporte partido e eram 21km até a oficina. Bem assim que me ponho em cima da bicicleta, sem alforge e dou duas pedaladas, parecia uma seta pela estrada fora, pois como estava habituado ao peso do alforge, agora parecia uma pena!

Lá seguimos 21 km por estrada até a oficina em Sarria. Depressa se montou o novo suporte e estávamos novamente operacionais! A partir de Sarria o número de peregrinos triplica pois é de Sarria, segundo as
estatísticas, que saem mais pessoas em peregrinação para Santiago (fica a 111km de Santiago). Foi também a partir deste ponto que o cenário mudou, parecia que tínhamos recuado una séculos e estávamos agora em plena época medieval, caminhos estreitos, paredes em pedra cheias de musgo com agua a escorrer, bosques verdejantes por vezes a fazer túnel, sombras serradas que nem deixava entrar luz, inúmeras espécies de aves a chilrear, aragem fresca que só apetecia respirar fundo e sorrir, piso direitinho e limpo, cheiro a bosta das vacas por ali a pastar, inúmeros riachos, sobe e desce constante, as descidas de cortar a respiração com o piso direito sem buracos estão a imaginar como foi!

E chegamos rapidamente a Ribadiso, digo rapidamente porque o que é bom acaba depressa, para mim foi o dia que mais gostei em termos de paisagem, já em termos culturais e religiosos, foi dos mais fracos.

Totalizamos 110km e estamos agora a 38km do Grande Santurio de Santiago de Compostela!

Beijinhos e abraços para todos

Crónica de Nuno Simões

Fotos da etapa:

Fotos de Norberto Marques

Sem comentários: