sábado, 25 de agosto de 2012

AnsiBikers no Caminho Francês de Santiago de Compostela - Etapa 9 - 24 AGO 2012

Etapa 9 - Molinaseca / Triacastela (88km)

07.30 da manha, mais uma vez atrasados! Mas lá fomos em busca do tempo perdido, zona muito rolante algumas partes mais técnicas mas nada de mais, passagem por inúmeros riachos, zonas de cultivo, vinhas, um pouco de tudo, visitamos também algumas igrejas a destacar a Catedral de Villa Franca del Bierzo.

Entramos depois vale acima com passagem em aldeias históricas sempre repleta de inúmeras igrejas e depois meus amigos, foi sofrer a bom sofrer!10km de extrema dureza física, técnica e também psicológica pois havia muita pedra solta e a subida acima dos 1500mts de altitude novamente!

Já não bastava a subida, começava agora a chover uma chuvinha muito miudinha e a medida que se subia a temperatura também descia e tivemos todos de tirar o casaco do alforge. Chegamos à divisão da região de
Leon e entramos na região da Galiza, a chuva neste ponto engrossou e intensificou-se.

Subir subir subir era a palavra de ordem e lá acabamos por chegar ao santuário do Cebreiro lá bem no alto da montanha e lá fomos carimbar a caderneta dentro da igreja onde estava um monge, vestido a rigor, com uma simpatia extrema, ainda deu tempo para visitar o povoado adjacente ao santuário uma aldeia de xisto muito parecida as nossas aldeias típicas.

Depois disto, tarde aventura, cenário em tudo igual aos Açores, paisagem semelhante a ilha de S. Miguel, verde predominante vacas no seu ambiente natural, e nós trilho abaixo até que aconteceu o imprevisto, no meio da montanha a 15km da proxima civilização parti o suporte do alforge, depois de desabafar algumas "raios e curiscos" ( Santiago que me perdoe) e com a ajuda preciosa do Norberto lá Improvisamos de maneira a fixar o alforge ao banco da bicicleta para não ter de fazer 15km a mão! (obrigado Norberto).

Chegamos a vila por estrada onde nos acomodamos no albergue e tomei as diligencias para amanha cedo estar na oficina mais proxima (21km) para comprar um suporte novo e seguir viagem! Tudo faz parte do caminho até as coisas que correm menos bem! Sao coisas que acontecem...

Fizemos com todos os atrasos 88km
Bjos e abraços para todos



Crónica de Nuno Simões



Fotos de Norberto Marques

Sem comentários: